• rostos meninas
  • image01c

Esperança de vida aumenta

De acordo com o artigo publicado no CM, a esperança de vida dos moçambicanos deverá aumentar em cerca de 12 anos, passando dos actuais 52 para 64 anos até 2035, devido à ligeira melhoria da qualidade de vida da população a se registar ao longo dos próximos 23 anos.

A taxa de fecundade da população é estimada em 5.5%, podendo atingir 6.3% "muito brevemente", segundo António Sousa Cruz, economista do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD), apontando ainda a crescente redução dos índices de mortalidade infantil como outro dos motivos que deverão contribuir para o aumento da esperança de vida do país.

A estabilidade política e macroeconómica do país, abundância de terra e clima para exploração agrícola e o elevado potencial de recursos naturais e energéticos figuram, igualmente, no rol de condições apontandas como sendo factores que deverão influenciar o aumento da esperança média de vida da população moçambicana, até 2035.

Moçambique tem uma população estimada em 23 milhões de habitantes e prevê-se que até 2020, a mesma possa aumentar para cerca de 29.3 milhões de pessoas, de acordo ainda com Sousa Cruz.

FaceBook  Twitter