Prémio Literário

A colectânea de poemas intitulada “Poesia Total”, da autoria do escritor Leo Sidónio, venceu o Prémio Literário 2012 do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, segundo foi anunciado no decurso do jantar de gala, ocorrido, sábado último, em Maputo, por ocasião da celebração dos 125 anos da cidade capital, efeméride que se comemora a 10 de Novembro.

Acto de entrega do cheque aos vencedores da travessia Katembe Maputo pelo PCA do Standard Bank


Aos versos, que apresentam uma apurada técnica de compor poemas, coube um prémio de 100 mil meticais.
A cerimónia, dirigida pelo presidente do Conselho de Administração da Cidade de Maputo, David Simango, contou com a participação de várias personalidades, incluindo o presidente do Conselho  de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão, na qualidade de patrono das celebrações dos 125 anos de Maputo.
Intervindo na ocasião, Tomaz Salomão referiu que “como é comum em todas as grandes cidades, Maputo também sofre dos fenómenos que as caracterizam, como sejam o saneamento do meio, gestão dos resíduos sólidos, a rede de transportes e o planeamento urbano resultante do rápido crescimento da população”.
Normalmente, conforme salientou Tomaz Salomão, existe sempre um défice entre o existente e o necessário, exigindo recursos que estão acima da capacidade de resposta, gerando por vezes ansiedade.
“Na visão do Standard Bank e o seu estatuto de único Banco a operar no País há mais de cem anos, que testemunhou as diferentes transformações que Moçambique foi vivendo, é-nos conferida a responsabilidade para cumprirmos com os desafios que se nos impuseram”, referiu o presidente do Conselho de Administração do Banco, patrono das celebrações dos 125 anos da cidade de Maputo. Por sua vez, o edil de Maputo, David Simango, agradeceu o todos os presentes na gala, principalmente aos agentes económicos que, directa ou indirectamente, deram o seu contributo para que a celebração da efeméride tivessem a dimensão que os 125 anos de vida representam.
“Uma saudação especial vai para o patrono destas festividades, o Standard Bank que não tem regateado esforços para tornar as festas dos 125 anos da cidade alegres, desafiantes e promissoras”, finalizou David Simango.
No mesmo dia, teve lugar a prova de natação em águas abertas, a Travessia Maputo-KaTembe. A competição, enquadrada igualmente nas festividades dos 125 anos de Maputo, foi ganha pelos irmãos Valdo Lourenço e Raquel Lourenço, nas categorias de federados masculinos e femininos, respectivamente.
Os primeiros classificados por categoria, do ranking resultante do torneio de voleibol de praia Standard Bank – Maputo 125 anos, que se iniciou a 21 de Outubro, é o seguinte: dupla Délcio/Justino (federados masculinos), Amélia/Guigui/Constância (federados masculinos), Ernesto/Vanildo (júniores masculinos), Vanessa/Delmira (júniores femininos) e Bernarno/Vânia (juvenis mistos).

FaceBook  Twitter