Transportes e comunicações crescem 15,9%

No discurso de encerramento do XXX Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, realizado semana passada no posto administrativo de Chidenguele, em Gaza, o ministro Paulo Zucula anunciou o crescimento do sector em cerca de 16% no primeiro semestre do presente ano, situando-se entre os três que mais contribuem no Produto Interno Bruto (PIB).


“Neste Conselho Coordenador, constatámos com agrado que, no ano de 2011, o sector registou um crescimento global na ordem de 14.8%, superando a meta de 10.4% planificada para aquele ano. No primeiro semestre de 2012, o sector cresceu 15.9%, contra os 15.6% registados em igual período do ano passado”, revelou Zucula. Em termos de actividades, este resultado deveu-se ao desempenho do Transporte de Passageiros em 10.9%; Transporte de Carga em 16.1%; e 18.4% nas Comunicações. O Ministério dos Transportes e Comunicações definiu como prioridade a construção de infra-estruturas ferro-portuárias para dar resposta às solicitações da indústria extractiva e da ligação entre locais com potencial agrícola e mercados de consumo.
Em carteira, estão a construção das linhas-férreas norte-sul; Moatize-Porto de Nacala via Malawi; Nampula-Mocímboa da Praia. Há ainda planos de construção de novos portos ao longo da costa entre os quais o de Palma, em Cabo Delgado.
Em relação aos investimentos, o plano é “realizar, em cinco anos, mais do que foi realizado nos últimos 200 anos”, disse Paulo Zucula, sem citar números concretos.

FaceBook  Twitter