Indústria alimentar com 15,6% do PIB
A indústria alimentar moçambicana contribui com o correspondente a 15,6% do Produto Interno Bruto (PIB), taxa considerada pela Associação Industrial de Moçambique (AIMO) de “muito baixa”, devido a dificuldades sentidas no escoamento de produtos agrícolas das áreas de produção para a sua transformação industrial.
A AIMO atribui a situação ao facto de a matéria-prima usada pelas fábricas estar localizada em áreas de difícil acesso, particularmente, no Norte de Moçambique, onde as vias de acesso rodoviário e ferroviário não existem e/ou são deficitárias. Este constrangimento faz com que a maioria das unidades económicas do ramo alimentar tenha um nível de competitividade baixo no mercado nacional e internacional, de acordo ainda com a Associação Industrial de Moçambique.
A agremiação recorre a experiências mundiais que possui que mostram que países bem sucedidos no seu desenvolvimento têm um forte suporte na indústria transformadora e, portanto, beneficiam de uma competitividade cada vez mais crescente.