Telecomunicações cobrem 32,83% da população
Apesar do avanço, a escassez de recursos tem ditado a limitação de investimentos no sector. A informação é avançada pelo PCA da TDM, que diz ainda que a disponibilidade de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação deixaram de ser luxo.
Moçambique conheceu, na área das telecomunicações um desenvolvimento assinalável, o que se traduz numa taxa de acesso de 32,83% por 100 habitantes, segundo deu a conhecer o presidente do Conselho de Administração das Telecomunicações de Moçambique. A informação foi avançada no contexto da cerimónia de abertura de um workshop, que reúne, desde esta terça, em Maputo, representantes dos países que constituem a Associação de Telecomunicações da África Austral (SATA). Para Teodato Hunguana, a escassez de recursos tem ditado a limitação de investimentos no sector.
“Os investimentos no sector das telecomunicações não responde ainda de forma proporcional à importância que se reconhece. A escassez de recursos disponíveis que tem de atender a uma considerável multiplicidade de necessidades prioritárias... Todavia, na medida em que o desenvolvimento do sector das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação potenciar o desenvolvimento de todos os outros sectores irá, certamente, ganhar espaço nas prioridades da acção governativa e esta tendência acentuar-se-á mais em cada país“, revelou Hunguana.