V Gala Nacional da Educação
É já nesta sexta-feira, que terá lugar, em Maputo, a V edição da Gala Nacional da Educação, para homenagear e premiar individualidades e instituições que se destacaram na luta pelo desenvolvimento da educação em Moçambique, ao longo de 2012.
Segundo foi anunciado numa conferência de imprensa, ocorrida quarta-feira última, em Maputo, no evento, organizado pela CADE – Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação, em parceria com o Ministério da Educação, serão premiados 11 alunos, 11 professores de todas as províncias do País, inovadores, parceiros da CADE, individualidades e jornalistas. Nove mil dólares norte-americanos, dos quais cinco foram disponibilizados pelo Standard Bank, é o valor total do prémio para os jornalistas a ser subdividido entre as categorias de melhor reportagem jornalística sobre a educação na imprensa escrita, radiofónica e televisiva.
Cassamo Nuvunga, presidente da CADE, disse, na ocasião que, pela primeira vez o melhor professor do País vai receber como prémio uma viatura ligeira zero quilómetro: “Os prémios incluem ainda 10 motorizadas, mobiliário de sala de jantar para os 11 melhores professores, 11 bicicletas para os melhores alunos, telemóveis e ainda uma viagem internacional para o melhor aluno”, indicou o presidente da CADE. Por seu turno, Hélia Campos, directora de Recursos Humanos do Standard Bank, um dos principais patrocinadores da iniciativa, referiu que “as acções desenvolvidas pela CADE com vista a apoiar o Ministério da Educação na sua nobre missão deveriam ser acarinhadas pelo sector empresarial e à Gala de Educação, em particular, pelo seu imensurável valor de reconhecer e estimular o excelente desempenho de professores e alunos deveria merecer uma atenção maior, ainda, do sector empresarial e da sociedade em geral”.
Por isso, conforme acrescentou Hélia Campos, esta Gala deve ser acarinhada e perpetuada pois é o único evento no qual a excelência dos melhores alunos e professores do País é reconhecida. Já o chefe do departamento de marketing da mcel, Sérgio Inglês, indicou que “a Educação é um tema que faz parte da vida de todos, pois é ela que tem contruído as bases do nosso País”.
“No ano em que a mcel faz 15 anos de existência, é com enorme orgulho que recebemos a proposta de valorizar os estudantes, a fidelização de um compromisso para a vida, porque quando se começa a estudar é com um objectivo, cujos valores são a base da luta de todos os estudantes durante toda a sua infância para serem grandes profissionais no futuro”, frisou Sérgio Inglês.
Refira-se que a V Gala Nacional de Educação contará com a participação dos ministros da Educação, Ciência e Tecnologia, Trabalho, Juventude e Desportos, para além dos membros dos Conselhos de Administração das instituições parceiras do evento e outros convidados.