Salsa no CCBM

salsa-dance-300x300    Um espectáculo de Salsa com artistas colombianos vai realizar-se esta terça-feira, dia 24 de Julho, a partir das 18:30 horas, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM). Trata-se da apresentação de um grupo de dança colombiano que vem a Moçambique a expensas da Embaixada da Colômbia, em Pretória, numa digressão intitulada “Salsa: um passo entre a Colômbia e a África Austral”.



Em parceria com a Embaixada do Brasil em Maputo, o grupo de dança Salsa - Swing Latino de Cali realizará um espetáculo com palestra explicativa daquela dança no CCBM e realizará ainda um workshop com artistas-dançarinos locais na quarta-feira, dia 25 de Julho. Este grupo já se exibiu noutros países da África Austral, como: África do Sul, Botswana e Namíbia.
O grupo é da Escola de Dança Swing Latino de Cali que foi fundada desde 1995, no bairro de San Pedro Claver, na cidade de Cali, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens de 11 aos 16 anos, que têm condições de alta vulnerabilidade, como juvenil, violência, desemprego, gravidez prematura, drogas nas escola, entre outros fenómenos sociais.
No ano de 1998, o diretor geral Luis Eduardo Hernandez, juntamente com a sua família e a liderança da comunidade, inicia um processo de sensibilização e divulgação, com base no folcore urbano e usando arte para ensinar a própria melhoria da organização comunitária, levando assim, a consolidação da Escola da Dança Swing Latino de Cali. Esta Escola tem vindo a trabalhar há mais de 15 anos com a Comunidade do Cali e alguns outros municípios da Colômbia, promovendo o espiríto artístico presente nas pessoas, usando a dança como meio de prevenção ou mudança social, convocando e organizando mais de 1000 jovens, que, através do tempo, tornam-se líderes e promotores do movimento da salsa na cidade, liderando o caminho para o ensino técnico que busca sua profissionalização e a criação de uma nova força de trabalho.
Este projecto foi confirmado como uma homenagem a esta cidade (Cali) que está claramente cheia de salsa, onde a inspiração da dança e estrutural coerência cênica da companhia da dança Swing Latino tem encontrado seus pilares e desta forma mostrando este ritmo para o mundo com todos os sabores de América Latina e Caribe para identificar todos os colombianos.
Este „passo Swing‟ ao ritmo da Salsa unindo povos da América Latina e da África Austral tem um simbolismo muito especial uma vez que está provado que a Salsa é um dança que nasceu a partir de uma ritmos africanos.
De acordo com o próprio prospecto que apresenta este grupo de dançarinos colombianos “o nascimento da Salsa não seria possível sem a influência de todos os elementos da cultura africana preservada e trazida pelos povos que foram levados à força de África para a América entre os séculos XVI e XVIII”.
Relativamente ao nascimento da Salsa sabe-se também que entre 1930 e 1950, o distrito espânico de Harlem, um bairro de Nova Yorque, foi o local onde diferentes ritmos das Caraíbas convergiram e que permitiram a emergência da Salsa nos anos 60.
E a Salsa chegou à Colômbia trazida por pessoas oriundas de outros países da região pelo porto da cidade de Buenaventura e dali irradiou-se por toda a Colômbia conquistando a própria capital Bogotá.
Actualmente, é praticamente uma dança nacional naquele país latino-americano, pois encontrou ali também uma enorme população afro-descendente que adoptou esse rirtmo e dança, expandindo-o.

FaceBook  Twitter