Casa-Museu Malangatana
Pode visitar a casa e museu Malangatana na Rua de Camões, Bairro do Aeroporto.
Malangatana Ngwenya, mais conhecido pelo seu primeiro nome nasceu em 1936 na Matalana e faleceu em 2011.
Teve a sua primeira exposição a solo em 1956 mas antes de ser artista trabalhou como empregado no actual Clube de Jornalistas, sendo aí que começou a pintar. Mais tarde pertenceu ao Núcleo de Arte e era um dos mais jovens artistas a dar-se com a nata intelectual de Moçambique na altura da colonização, chegando a ser preso pela polícia da época, a Pide.
Pintor, fez cerâmica e decorou imensos murais em Moçambique. As suas obras retratam histórias, geralmente tristes do tempo do colonialismo mas também tem alguns rasgos onde um beijo ou uma simples prova de amor são exaltadas nas suas telas.
Na sua casa museu pode ver o seu atelier com a sua palete em forma de África onde se misturam várias tonalidades e algumas obras que esperam a sua inspiração para serem concluídas.
A sua cadeira e outros objectos que utilizava para criar. Ao cimo das escadas depara-se com a sua biblioteca mas é num piso mais acima que abriu o museu. São várias divisões onde expõe inúmeras obras suas, muitas esculturas de Alberto Chissano e também pinturas de outros artistas.